Você está em Todas as Notícias

Notícias

Segunda-feira, 27/03/2017 em Doenças

O que é Escoliose?

O que é Escoliose?

Foto: Spine

Talvez você já tenha ouvido falar muitas vezes sobre a escoliose ou, em outra linguagem, os desvios da coluna. Mas é preciso esclarecer melhor o que isso significa e como isso pode afetar as pessoas, além de quebrar alguns mitos.

A Escoliose é uma deformidade da coluna vertebral, que deixa a coluna com um desvio lateral.

Ela pode ocorrer por várias causas diferentes e cada uma tem um tratamento específico. Eis algumas causas:

- Idiopática

- Doenças neuromusculares (como paralisia cerebral, microcefalia, mielomeningocele, neurofibromatose)

- Mal-formação congênita

- Tumores

- Desvios posturais

A Escoliose Idiopática merece uma atenção especial por ser a mais comum, portanto vamos abordar esse tema com mais atenção neste momento.

“Idiopático” é um termo da Medicina que significa “ausência de causas conhecidas”. Significa dizer que não se sabe com certeza porque uma pessoa desenvolve a Escoliose Idiopática. Apesar disso, por ser mais frequente e impactante que as outras, ela foi muito estudada desde a década de 60 até os dias atuais, para saber como ela evolui com o tempo e qual a melhor forma de tratá-la.

Sabemos que 80% dos casos de Escoliose Idiopática surgem na adolescência, ou seja, após os 10 anos de idade, principalmente no sexo feminino. A deformidade da coluna vai aumentando gradativamente e se não for observado logo no início, pode evoluir para graus elevados de desvio da coluna.

O diagnóstico inicial é simples e pode ser feito até em casa ou por educadores físicos, nas escolas. Basta fazer o teste de Adams, que consiste em olhar o adolescente de costas, sem camisa, pedindo que ele dobre a coluna para a frente. Quando há escoliose, pode-se observar que um lado da coluna está mais alto que o outro. (veja a figura abaixo)

 Criança com escoliose

Esses casos devem ser encaminhados ao médico especialista, para que se faça o diagnóstico adequado e o tratamento indicado para cada caso. A radiografia panorâmica é o exame ideal para avaliar a escoliose e mostrar todas as curvas que a coluna apresenta, como na figura:

Coluna com Escoliose

O tratamento da Escoliose Idiopática do Adolescente pode variar desde uma simples observação e acompanhamento com exames periódicos, uso de coletes e, em casos mais graves, correção através de cirurgia.

O tratamento com colete é reservado aos casos de desvio moderado, com menos de 40 graus e tem como objetivo evitar que a escoliose aumente. Nas escolioses mais graves, acima de 40 graus, se faz a correção cirúrgica, pois já está comprovado que ela pode causar prejuízos à saúde e dor incapacitante na vida adulta. O tratamento cirúrgico é realizado pelo especialista, usando hastes e parafusos especiais, proporcionando uma coluna mais equilibrada e funcional.

Apesar de ser uma cirurgia de grande porte, as inovações tecnológicas utilizadas nos tempos atuais reduzem os riscos de modo significativo e proporciona um futuro melhor para esses adolescentes.

Antes e Depois tratamento escoliose

Em outros textos estaremos falando sobre as outras escolioses. Acompanhe-nos e informe-se.

 

DR. JOSÉ ALEXANDRE CUNHA BAPTISTA – CRMES 5893

ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM COLUNA VERTEBRAL

DIRETOR CLÍNICO DA CLÍNICA SPINE

Categorias

Fique por dentro

Cadastre e receba novidades no seu email.

Carregando...